Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
   

LISTA DE NOTÍCIAS

voltar ]
2019-05-20
Testemunhos RH no Dia Internacional dos Recursos Humanos

No dia 20 de maio, Dia Internacional dos Recursos Humanos, pedimos a várias personalidades do Mundo RH que dessem o seu testemunho sobre os desafios e a carreira profissional na gestão de pessoas em contexto organizacional e a importância deste dia para a comunidade RH e a sociedade em geral.

TESTEMUNHOS RH
Dia Internacional dos Recursos Humanos

"Realço neste momento importante da vida da APG, o papel decisivo que teve na minha vida pessoal e nos desafios de transformação da Gestão de Pessoas em Portugal .
A APG na sua história, sempre tomou a iniciativa, de envolver em antecipação todos os sócios e Empresas, na discussão sobre os grandes Temas e Desafios do o Futuro, e com essa prática potenciou uma área de Profissionais que pelas suas vivências empresariais e
Projetos, se destacam a nível Nacional e Internacional.
Muitos desses temas, permitiram refletir sobre a criação de conceitos e metodologias Inovadoras, e contribuir decisivamente para o caminho da evolução realizado no País , tornando-o mais competitivo a nível internacional, e motivando constantemente o meio empresarial, para a evolução das politicas sociais e para as boas práticas de Gestão da Pessoas.
Os Desafios futuros, obrigam no entanto e reequacionar as metodologias e os Modelos do que foi realizado até ao momento. Criam desafios para redescobrir as novas técnicas para responder a um mundo laboral em total transformação, quer pela fase de intenso uso do digital, quer por via da aproximação á vida real da Inteligência Artificial, quer trará ainda mais consequências na alteração das relações de comunicação e de sociabilidade nas Organizações do Futuro.
A APG deverá na minha opinião, acelerar o seu papel proactivo, junto das Escolas , desde o Secundário até á Universidade, desenvolvendo conceitos de Cultura Organizacionais Flexíveis( COF) , num momento em que o Ensino, evolui rapidamente no conhecimento, mas se se distancia das vivenciais organizacionais tal como hoje construídas, pois nota-se que a diferença entre estas duas realidades tende a aumentar, por andarem a velocidades diferentes.
A criação de plataformas de dialogo intenso com Empresas e Universidades , apostando na criação de Núcleos de Inovação e Ideias, deve ter como objetivo constante o de surpreender o Mundo dos Negócios, mas que sejam adaptados a um País Real no seu todo, e não apenas a círculos de acesso privilegiados junto das grandes cidades.
Sugestiono assim na minha opinião, a APG dum Plano Estratégico de Medio Longo Prazo de visão alargada sobre o Futuro,
Desejo as maiores Felicidades para a APG !"

António Carlos Manso de Almeida, Gestor no ativo de grandes Organizações há cerca de 46 anos; Membro dos Órgãos Sociais anteriores da APG a nível Nacional e do extinto Grupo Regional do Norte durante vários anos; Diretor da APM – Associação Portuguesa de Management.


"O surgimento do Dia Internacional dos Recursos Humanos – assinalado a partir de agora no dia 20 de maio, ressalva a relevância que a gestão do talento e do capital humano tem inquestionavelmente vindo a conquistar, tanto no seio das empresas em particular, como na sociedade moderna em geral. Começou por ser uma área de apoio, essencialmente administrativo, associada a questões de processamento salarial, mas hoje assume-se como um pilar absolutamente estratégico das organizações, posicionando-se ao lado das funções de apoio à decisão mais estratégicas no topo das organizações.

A CEGOC, com uma presença de quase 60 anos no mercado português, enquanto agente internacionalmente ativo no desenvolvimento das Pessoas nas organizações, congratula-se por nesta data poder partilhar com tantos outros que abraçam de igual modo este propósito tão nobre, poder contribuir, de uma forma determinante, para a formação e capacitação das pessoas nas organizações em Portugal e no mundo lusófono.

Enquanto uma das mais antigas e bem-sucedidas filiais do grupo CEGOS – líder europeu do setor – assumimos na plenitude o propósito que nos guia de liderar a transformação das organizações e torná-las mais audazes, procurando não só desenvolver competências, como desafiar os nossos clientes a darem “o passo em frente” e arriscar novas formas de através das suas pessoas, ir mais além.

Atuando essencialmente como parceiro das áreas de Gestão de Recursos Humanos na transformação das organizações, acompanhamos continuamente as mudanças profundas e significativas ao nível dos novos modelos de negócio e abordagens digitais, seja nos processos e ferramentas de trabalho dos Recursos Humanos, seja na atenção que damos nas intervenções que desenvolvemos em novos temas, como a Gestão do Engagement, Employee Experience, People Analytics e Agile RH, através de projetos de Transformação de RH que visam, de uma forma simples, sustentável e eficaz, entregar processos e iniciativas de elevado impacto no negócio e nas Pessoas das organizações com quem trabalhamos."

Ricardo Martins, Diretor Geral da CEGOC


"Why do I love HR?
… Because HR are people and lives. HR have the power to change and contribute to world sustainability, through their practices and business impact."

Sónia P. Gonçalves
, Ph.D, Professor, ISCSP-ULisboa


"I believe that human resources is the management domain with the greatest impact on the organizations and their employees lives, allowing the success of the former and the achievement of the latter. Gathering wills, mobilizing skills and optimizing the use of resources, enhances the achievement of shared goals.
Without compromising the necessary rationality that is inherent in the business decision-making process, managing people is, in essence, combining the pragmatism of policies, processes and practices with the inclusion of the emotional domain and affections in their management. In this sense, I can say that working in human resources is a passion!"

Carla Caracol, HR Manager Renascença Multimedia Group




 
   
 
RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação | Coaching | Publicações | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt